Primeiro município baiano que adota aplicativo ´Xô Aedes´
A Secretaria Municipal de Saúde dá mais um importante passo para o combate e o controle do Aedes Aegypti. Itabuna acaba de se tornar o primeiro município baiano a adotar o “Xô Aedes”, um aplicativo disponível para Android e que pode ser baixado gratuitamente na Google Play. A previsão é que, a partir de abril, também esteja disponível no sistema IOS. O programa permitirá aos cidadãos denunciar ao Departamento de Vigilância Epidemiológica possíveis criadouros do mosquito, com acesso pelo www.xoaedes.com.br ou www.xozica.com.br
Na manhã desta segunda-feira os cerca de 430 agentes de Controle de Endemias receberam tablets cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde e iniciaram treinamento no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Até quarta-feira eles participam de um curso intensivo que ensina como manusear o aparelho e o aplicativo para agilizar o trabalho de campo dos agentes e fornecer dados atualizados sobre com o mosquito no território do município.
“Qualquer morador, em qualquer parte de Itabuna, poderá denunciar, monitorar e enviar fotos de possíveis criadouros do mosquito, tornando-se ele próprio um agente de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho. Ele adianta que o aplicativo vai permitir ainda, diminuir o tempo entre a denúncia do foco e a ação dos agentes de Controle de Endemias.
“Não tenho dúvida de que com o uso do tablet o nosso trabalho será muito mais ágil, preciso e benéfico tanto para a gestão pública quanto para a comunidade. De forma interativa as pessoas poderão contribuir não apenas para o combate como também para a eliminação do mosquito”, afirma o agente de Controle de Endemias, Anderson Gonçalves.
“Estamos apostando na tecnologia e acredito que haverá um bom retorno para a comunidade, que terá uma resposta mais imediata nas ações do poder público. Também não mais precisaremos está às voltas com uma média de 40 fichas, com anotações preenchidas à mão todos os dias. A tecnologia facilitará o trabalho”, complementa Djenane Ferreira, outra agente de Controle de Endemias.
O coordenador do Instituto Municipal de Administração Pública de Salvador, Jaildo Aboboreira, que juntamente com outros três técnicos ministram o curso, explicou que o “Xô Aedes” possui sistema GPS, o que facilita a localização exata do ponto denunciado de foco do mosquito. “Com esse aplicativo, quando alguém fizer a denúncia, imediatamente aparecerá no painel do Departamento de Vigilância Epidemiológica e, automaticamente, será enviada a um banco de dados 24 horas”, explicou.
Nesta quarta-feira, dia 23, o faxinaço está confirmada para o Califórnia, o quinto bairro de Itabuna a receber a mobilização de servidores municipais e voluntários. A localidade é outra que registra alto índice infestação predial e de notificações de viroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.